Abraços ativam a química cerebral do bem-estar, da calma e da alegria, a curto e longo prazo


As crianças "tocam na base" quando estão correndo alegremente e, de repente, sentam-se no colo da mãe ou do pai, inclinam-se sobre elas ou procuram algum tipo de contato. Essa atitude pode durar segundos ou apenas alguns minutos. Eles imediatamente retornam aos seus jogos. Isso é chamado de "reabastecimento emocional" e serve para criar um belo equilíbrio químico em seus cérebros. Se a sua filha ou filho se comporta assim com você, ele lhe dá um grande elogio: ele considera você uma fonte natural de opioides cerebrais. Tanto nosso corpo quanto nosso cérebro secretam hormônios, substâncias químicas poderosas que podem nos fazer sentir muito bem ou muito mal. Normalmente, pensamos apenas em hormônios em relação à nossa sexualidade, mas existem muitos tipos que nos afetam de muitas maneiras em nossos sentimentos, percepções e comportamentos.

Um paraíso hormonal pai e filha A neurocientista Candace Pert diz: "Cada um de nós tem nossa própria farmácia de luxo pelo preço mais econômico, que produz todos os medicamentos que precisamos para o bom funcionamento do corpo e da mente". Os hormônios e substâncias que nossos corpos e cérebros produzem nos permitem prosperar. O problema é que, por causa do estresse na infância, muitas pessoas nunca encontram as drogas mais sofisticadas da "farmácia da mente". Quando os opióides e a ocitocina predominam no cérebro, o mundo é um lugar acolhedor e hospitaleiro. Quando essas substâncias neuroquímicas são ativadas juntas, elas podem gerar a mais profunda sensação de calma e saturação, e a capacidade de enfrentar todas as tensões da vida. Se você fornecer ao seu filho muitas experiências precoces de calma afetiva, saberá a predominância repetida de opioides e ocitocina no cérebro. Você se sentirá seguro, calmo e amado. Será melhor capaz de: saborear as experiências aproveite o momento seguir em frente sem se apegar a situações Se você experimenta esses estados neuroquímicos regularmente, você cumprimenta o mundo com interesse e regozijo, e não com medo e suspeita. Além disso, ao mesmo tempo, reunirá forças para lidar eficazmente com os momentos dolorosos e estressantes da vida, que nenhum ser humano pode evitar.

Um Inferno Hormonal 
Se uma criança muitas vezes experimenta medo e raiva nos sentimentos da infância que podem ser derivadas de um estilo parental rigoroso que envolve gritando ordens, opiniões e expressões faciais zangadas, opióides e secreção de oxitocina pode ser bloqueado em seu cérebro. Sem o alívio de calma, conforto e afeto físico quente, seu corpo e seu cérebro vai se acostumar com altos níveis de cortisol, adrenalina e noradrenalina, substâncias químicas produzidas pelas glândulas supra-renais em tempos de stress. Como resultado, a criança pode se sentir ameaçada e insegura em todos os momentos. Quando o corpo e o cérebro contêm altos níveis do hormônio cortisol por longos períodos, o mundo se torna um lugar hostil. O alto nível de cortisol nos faz sentir oprimidos, medrosos e infelizes, tinge nossos pensamentos, sentimentos e percepções com uma sensação de ameaça ou terror iminente, como se todos os nossos atos fossem sérios demais. Além disso, adrenalina e noradrenalina podem afetar fortemente o nosso humor. Eles forçam o coração a bater mais forte, ao fígado, a secretar glicose, a tecido adiposo, a liberar substâncias gordurosas e músculos, a mobilizar reservas de energia. Quando estão em seus níveis ideais, esses hormônios nos mantêm alertas e com uma mente clara; No entanto, como o cortisol, quando são ativados em excesso, produzem ansiedade, raiva ou ambos. Nós não podemos nos livrar de um sentimento de ameaça. Pesquisas mostram que as experiências da primeira infância determinam, em grande parte, se elas serão regularmente afetadas por altos níveis de substâncias estressantes quando forem mais velhas. Neste caso, a pessoa viverá um inferno na terra, um estado persistente de hiperexcitação. Você se sentirá ameaçado a maior parte do tempo. Infelizmente, esse sentimento de insegurança pode se tornar seu modo de entender a si mesmo e aos outros. Como resultado, ele viverá em um estado crônico de desconfiança e adotará uma dessas duas posições fundamentais: fugirá da vida ou trará uma guerra contra ela.
Contato Físico libera oxitocina o Hormônio do amor, calma e cura 

Não podemos injetar oxitocina em crianças e adultos, porque a substância não viaja para o cérebro. Nem podemos administrá-lo oralmente. Apenas o contato humano quente pode ativar a liberação dessas substâncias no cérebro! Se quisermos que as crianças se sintam seguras e seguras no mundo, devemos garantir que o conforto do contato físico e o conforto físico quando há estresse sejam parte integrante de suas vidas.   Qualquer tipo de contato físico entre pais e filhos tem efeitos positivos Abraços e mimos, apertos afetuosos, massagem infantil e dormir nos braços da mamãe têm um efeito maravilhoso sobre os pequenos. Todos esses momentos compartilhados com uma mãe ou pai afetuoso ativam opioides e ocitocina no cérebro infantil. Quando a criança está ao lado de uma mãe quieta, haverá uma cascata de ocitocina e opióides no cérebro. Isso será delicioso e satisfatório para ambos. Para que isso aconteça, é importante que a mãe esteja relaxada. Você tem que controlar o humor, porque estar ao lado da criança ou da criança que está ansiosa ou tensa fará com que ela ou ele segregem substâncias químicas estressantes.


Não se esqueça de cuidar de pessoas com mais de cinco anos, bem como bebês Os incríveis efeitos do contato físico no cérebro também são poderosos em crianças mais velhas. Além do mais, se você seguir o costume de satisfazê-los até a adolescência (contanto que você os permita, é claro), haverá muito menos tensão entre você quando for adolescente. Isso ocorre porque a oxitocina ativada por mímicos reterá o ciclo de opioides e a relação de confiança por muito mais tempo. . Dr. Margot Sunderland Psicologia infantil Centro de Saúde Mental da Criança, Londres Extraído de: A ciência da parentalidade



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O agricultor suíço que ensina a 'plantar água' na Bahia

A sabedoria de Mojica.