Que governo que nada! 90% do lixo reciclado no Brasil é graças aos catadores de recicláveis

Enquanto a Suécia já recicla 99% do seu lixo e a União Europeia garante a reciclagem ou compostagem de 46% dos resíduos que gera, no Brasil apenas T-R-Ê-S por cento do lixo produzido é reciclado. Uma vergonha, que seria ainda pior se não fossem os nossos catadores de recicláveis!

Pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que quase 90% do lixo que é reciclado no Brasil só o é graças ao trabalho desses profissionais, ainda tão pouco reconhecidos (para não dizer NADA reconhecidos) no país.

Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, existem hoje no Brasil cerca de 800 mil profissionais do tipo em atividade. Ainda assim, trata-se de uma profissão não-regularizada, em que se paga muito mal. Tão mal que a maioria dessas pessoas trabalha um monte e não consegue sequer sair da situação de rua.

E o pior: além de não reconhecer, a maioria das pessoas enxerga com preconceito (quando enxerga!) àqueles que vivem de catar recicláveis nas ruas e prestam um serviço pra lá de importante à sociedade. Já passou da hora de mudar essa realidade, não?

Uma dica para começar a ajudar é o aplicativo Tinder da Reciclagem, uma ferramenta que proporciona “matchs” entre catadores e pessoas e empresas interessadas em descartar materiais recicláveis – como vidro, plástico, papel, móveis e aparelhos eletrônicos.

Desde julho de 2017, quando a ferramenta foi lançada, 300 catadores de mais de 30 cidades do país se cadastraram no aplicativo – e afirmam estar trabalhando muito mais graças a ele. A ferramenta já foi, inclusive, premiada pela ONU como uma das 10 maiores inovações tecnológicas do mundo. Para saber mais, clique aqui. Quem aí sente orgulho de ser brasileiro nessas horas levanta a mão! \0/ \0/ \0/

Fonte: https://thegreenestpost.com/que-governo-que-nada-90-do-lixo-reciclado-no-brasil-e-gracas-aos-catadores-de-reciclaveis/?fbclid=IwAR2PW0S2ZJuSKoddhhmOgvcGlnkod1IlhmKWyeb5g-q_NTfdh81g07lZVbE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O agricultor suíço que ensina a 'plantar água' na Bahia

A sabedoria de Mojica.