O agricultor suíço que ensina a 'plantar água' na Bahia

Ernst Götsch: o agricultor suíço que ensina a 'plantar água' na Bahia

João Fellet e Felix Lima

Enviados da BBC News Brasil a Piraí do Norte (BA)

16 novembro 2021


Ernst Götsch se mudou para o Brasil nos anos 1980 interessado em avançar em pesquisas iniciadas na Suíça, seu país natal.

Uma pupunheira atrai uma multidão de pássaros japus à entrada de uma fazenda em Piraí do Norte, no sul da Bahia.

Ela foi a primeira da temporada a produzir um dos frutos mais apreciados pelo dono da propriedade, mas mesmo assim ele decidiu deixá-los para os pássaros.

"Não tenho coragem de tirar", conta o suíço Ernst Götsch, de 73 anos, os últimos 40 naquele pedaço de chão. "Aqui cada pássaro é meu sócio", completa.

A cena diz algo sobre a filosofia que tornou Götsch uma referência para muitos agricultores brasileiros.

Quando o suíço chegou ali, nos anos 1980, o cenário era outro. Quase todos os 510 hectares da propriedade haviam sido desmatados, e os animais silvestres eram raros.

Os donos anteriores passaram anos criando porcos e cultivando mandioca de forma convencional, o que esgotou o solo e assoreou 14 riachos que cruzavam a fazenda.

"Dentro de pouco menos de dois anos, eu tinha reflorestado tudo", conta o suíço, que também viu todos os riachos renascerem no processo.

Hoje a maior parte da propriedade virou uma reserva ambiental privada, e somente 5 hectares — menos de 1% do terreno — lhe geram receitas.

É nessa área que, em meio a grande variedade de frutas, legumes e árvores imensas, ele cultiva um cacau de alto valor, exportado para Portugal.

Com tamanha oferta de alimentos, a família do suíço quase não precisa ir ao supermercado, e todas as construções da fazenda são feitas com madeira tirada dali.

A transformação que Götsch promoveu na fazenda chamou a atenção de governos, agricultores e empresas, que nas últimas décadas passaram a contratá-lo para consultorias.

Ele começou a rodar o Brasil dando cursos, e seus conhecimentos alcançaram entidades tão díspares quanto o Grupo Pão de Açúcar e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) (leia mais abaixo).


Matéria completa em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59269706?at_medium=custom7&at_custom4=0C35DD26-46D1-11EC-87F4-7A2ABECD475E&at_custom3=BBC%20Brasil&at_custom1=[post%20type]&at_custom2=facebook_page&at_campaign=64&fbclid=IwAR3hK15YuCD08b7dWvIcmlPqtw0vIWuKRxoGhPoNdsmD_oLXRo-TMX6TE3U



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A sabedoria de Mojica.