Indianos plantam 250 milhões de mudas de árvores durante campanha anual de reflorestamento

  


Há anos o estado indiano de Uttar Pradesh vem se esforçando para recuperar suas florestas. Em 2015, entrou no Guinness World Records por plantar de 50 milhões de árvores em um único dia. Quatros anos mais parte, esse número saltou para 220 milhões de árvores, novamente plantadas num dia só. Agora a campanha anual pelo reflorestamento, que sempre acontece entre os meses de julho e agosto, bateu um novo recorde: 250 milhões de mudas.

Uttar Pradesh é o estado mais populoso da Índia. Milhares de voluntários e ativistas participaram da ação, que ocorreu em florestas, parques, escolas e ao longo de rios e estradas.

“Estamos comprometidos em aumentar a cobertura florestal de Uttar Pradesh para mais de 15% da área total de terras nos próximos cinco anos”, afirmou Manoj Singh, representante do departamento estadual de Meio Ambiente.

Ainda segundo as autoridades locais, essas ações anuais já mostraram excelentes resultados. Foi registrado um aumento de 127 km2 na cobertura florestal do estado. Isso representa uma média de 3,05%, frente à porcentagem nacional de 2,89%.

Outra boa notícia é que o monitoramento feito nas áreas que fizeram parte das campanhas nos últimos quatro anos revelou que 80% das mudas prosperam bem. Em geral, a taxa de sobrevivência é de 60%, já que muitas plantas são atingidas por fungos ou morrem por falta de água. Muitas mudas possum um QR code, assim é possível acompanhar seu crescimento.

A meta do governo local é que, nos próximos cinco anos, a cobertura arbórea chegue a 15%.

A Índia se comprometeu a ter um terço de seu território, ou 95 milhões de hectares, sob cobertura de florestas e árvores até 2030. Para isso está investindo US$ 6,2 bilhões, cerca de R$ 350 milhões, no plantio de árvores em todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O agricultor suíço que ensina a 'plantar água' na Bahia

Cantos de trabalho, bata do milho.