O Renascimento de uma pequena floresta na capital de São Paulo por Claudia Visoni.

 

Começo a semana cheia de esperança. Está vendo essa floresta? Fica em plena cidade de São Paulo, no bairro do Butantã. É o Parque da Joia. Há 30 anos o morro estava coberto por barracos e mais de 2.000 pessoas viviam aí de forma precária e sob a ameaça de deslizamentos. A comunidade felizmente conseguiu moradias adequadas e mudou para um conjunto habitacional da região. Só que o local foi esquecido e virou ponto de descarte de entulho.
A história ganhou outro rumo em 2017, quando surgiu o movimento Gente Joia. O pessoal começou a plantar árvores nativas, retirar lixo e trazer alegria com grafites e festivais culturais. Passados sete anos, todo um ecossistema de coletivos ligados a educação ambiental, arte e permacultura floresce nesse parque ainda informal.
Ontem (domingo 24/11/24) estive no 3° Festival da Joia. Merecida celebração depois de muita ralação para limpar a área, criar laguinhos, plantar árvores, fazer jardim de chuva, placas lindas, dar um trato na composteira e organizar o território. Foi também a formatura do PDC (Curso de Design em Permacultura) organizado pelo querido Vini Pereira, criador de @permaculturesurbanos , do qual tive a honra de ser uma das professoras.
Tenho visitado muitos #pequenosparaisos e quero conhecer mais! Óbvio que governos precisam trabalhar intensamente para o planeta seguir habitável, mas me parece que os cidadãos comuns estão tomando a dianteira. Parque da Joia, Praça da Nascente e o movimento do Ecobairro (para ficar nas iniciativas que visitei apenas nesse final de semana) são exemplos da grupos informais prototipando as melhores e mais baratas Soluções Baseadas na Natureza.
Então, embora a COP 29 tenha sido frustrante, existe muita esperança. Aí perto de onde você mora talvez exista um espaço de cura socioambiental. Se puder, vá lá ajudar. E se quiser dar uma força para o Parque da Joia, os mutirões acontecem todo sábado 10h.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criar pequenos jardins dentro de casa.

10 Plantas para fazer uma pequena floresta dentro de casa.